sexta-feira, 8 de março de 2013

Origem genealógica e raças

A galinha, Gallus gallus domesticus, pertence ao grupo de aves galiformes e fasianídeas, sendo encontrada em todos os continentes do planeta, com mais de 24 bilhões de cabeças (FUMIHITO et al., 1996; PERRINS, 2003).

Introduzida na época do descobrimento do Brasil, originária de quatro ramos genealógicos distintos, o americano, o mediterrâneo, o inglês e o asiático, a galinha caipira, não recebendo as práticas de manejo adequadas, adquiriu resistência a algumas doenças e se tornou adaptada ao clima local.
Através de acasalamentos de todas as formas, inclusive consangüíneos, as galinhas caipiras atuais apresentam semelhanças com as principais raças que as originaram (Andalusian, Buff Plymouth Rock, Silver-Spangled Hamburgs, Australorp, Columbian Wyandottes, Assel, Partridge Plymouth Rock e Brown Leghor). As semelhanças se refletem não somente em termos de plumagem e porte mas também em características de carcaça.
O conhecimento da origem genealógica e das raças de galinhas introduzidas no Brasil permitirá que o criador mantenha as características desejáveis da sua criação, assim como introduzir de maneira ordenada genes capazes de responder positivamente ao manejo e ao planejamento de criação.


 Raça Andalusian (espanhola, ornamental
de ovos brancos).

. Raça Buff Plymouth Rock (americana, mista
de ovos marrom).

 Raça Silver-Spangled Hamburgs (poedeira
alemã, ornamental de ovos brancos).

. Raça Australorp (australiana, corpo
intermediário e ovos marrons).

. Raça Columbian Wyandottes (americana,
mista de ovos marrons).

. Raça Assel (oriental e musculosa, ovos
brancos e azuis).

 Raça Partridge Plymouth Rock (americana,
mista, de ovos marrons).

 Brown Leghorn (inglesa, poedeira de ovos
brancos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário